Falência chinesa à vista?
O Banco Industrial e o Comercial da China ou Bank of China, vendeu o crédito de confiança da China à seus clientes, na província de Shanxi interior. Este banco, o maior do mundo em ativos, na quinta-feira sugeriu que não irá compensar os investidores, afirmando em uma entrevista por telefone à Reuters que "uma situação que completamente não existe de que ICBC assumirá a responsabilidade principal. "
Não deve haver nenhum mistério para este investimento, conhecido como "Crédito China 2010 - crédito que equivale a Ouro # 1 Coletivo - produto de Confiança " que está à beira do default. O crédito de confiança chinês emprestou o produto da venda de 3030000000 -yuan ( 496,2 milhões dólares ) para não ser cotado no Shanxi Zhenfu Energy Group, uma mineradora de carvão. A empresa de carvão provavelmente está pagando algo como 12% pelo dinheiro, porque o crédito equivalente em Ouro prometeu um retorno anual de 10% para os investidores de mais de três vezes nas taxas de depósito corrente bancário e - China crédito de confiança , sem dúvida, teve um corte robusto dos juros.
Zhenfu foi, sem dúvida, desesperado por dinheiro. Um dos seus vice-presidentes foi preso em maio de 2012 por aceitar depósitos sem uma licença bancária, sem dúvida, tentando levantar fundos através de canais não convencionais. Em qualquer caso, a empresa foi autorizada a emprestar muito tempo depois o que deveria ter sido -relatado e deixaram de indicar que ele tinha acumulado 5,9 bilhões de yuans em obrigações. Zhenfu , de acordo com um relato do jornal chinês , já foi declarada falida , com ativos de menos de 500 milhões de yuans.
O crédito equivale a produto Ouro não é a primeira WMP incomodada, como esses investimentos são conhecidos , para arriscar falta de pagamento , mas as autoridades chinesas têm sempre conseguido fornecer os investidores em tudo. CITIC Trust fez isso em 2013 em um produto de aço de empréstimo na província de Hubei , e uma garantia de terceiros misteriosa que resgatou o Hua Xia Bank WMP . Um investimento comercializado pela Suzhou ramo do ICBC foi igualmente reembolsado.
Nunca houve um calote diferente em algum um momento - de WMP , por isso o crédito equivalente em produto Ouro poderia ser o primeiro . Se for, ele vai jogar fora o WMP que investiu em empréstimos para o Liansheng Resources Group , outra mineradora de carvão de Shanxi . Jilin na Confiança embalado por empréstimos de Liansheng em um produto de gestão de fortunas foi vendido pela China Construction Bank China , o segundo maior credor do país em ativos, aos seus clientes. Liansheng está em falência , e parece que os detentores WMP não serão reembolsados na totalidade .
Um calote da WMP , quer relativos ao Liansheng ou Zhenfu , poderá devastar o sistema bancário chinês e a economia maior também. Em suma, o crescimento da China desde o final de 2008 tem sido dependente de crédito ultra- frouxo primeiro canalizado através de bancos estatais , como o ICBC e Banco da Construção , em seguida, através das práticas enológicas , o que permitiu aos bancos estatais para evitar o risco de crédito. Qualquer interrupção no fluxo de dinheiro de investidores para os mutuários desonestos através das práticas enológicas seria de quebrar a China com taxas de juros altíssimas ou uma queda abrupta do crédito , provavelmente ambos. O resultado ? O melhor resultado seria décadas de miséria , o que vimos no Japão após a sua bolha estourada no início de 1990 .
A maioria dos analistas não se preocupam com uma moratória do WMP.Seu argumento é que o Banco do Povo da China , o banco central, está incentivando uma falha do produto Zhenfu para ensinar os investidores a avaliar o risco e tal lição irá melhorar a alocação de crédito em todo o país . Além disso, a razão as quais as autoridades centrais nunca permitiriam que um colapso a ameaçar o sistema .
Observadores fazem o argumento lógico de que " ter um colapso do mercado , você tem que ter um mercado" e que a China não tem um. Em vez disso, Pequim e seus tecnocratas ditam os resultados.
Isso é correto, mas que é também por isso que a China está agora em direção a falência catastrófica. Porque os líderes chineses têm o poder para impedir que as correções , eles que o fazem . Porque eles fazem isso , os desequilíbrios subjacentes tornam-se maiores . Porque os desequilíbrios subjacentes tornam-se maiores , as correções são inevitáveis grave. Crises , que Pequim odeia , são essenciais , permitindo que ajustes sejam feitos enquanto eles ainda são relativamente menores . A contração no ano passado -a-ano no produto interno bruto da China, de acordo com o oficial Bureau Nacional de Estatística, ocorreu em 1976 , ano em que Mao Zedong morreu .
Por que a próxima correção da China será histórica em sua gravidade ? Porque os líderes chineses impedirá ajustes até que eles já não tenham mais a capacidade de fazê-lo. Quando eles já não tenham essa capacidade , o seu sistema simplesmente colapsará.Então , não haverá nada que possa fazer para evitar a queda livre .
Estamos quase naquele ponto crítico, como os eventos em junho passado e dezembro a demonstrar. O PBOC não tentou apertar o crédito , como dizem os analistas , em junho e dezembro , mas simplesmente não adicionaram liquidez . O fracasso para adicionar liquidez causada por taxas interbancárias a subir e os bancos a pagar suas obrigações interbancárias . Em face das crises resultantes , o banco central recuou em ambas as vezes , injetando mais dinheiro em bancos estatais e da economia. Assim, os líderes chineses nos mostraram duas vezes no ano passado que eles estão agora sem capacidade ou não tem vontade para lidar com a questão mais importante que enfrentamos, a criação fora do controle de dívida.
Há rumores de que as autoridades locais em Shanxi querem encontrar dinheiro para que Liansheng possa pagar seus empréstimos ou instituições a força para rolar sobre o WMP comercializados pela Jilin Trust. Da mesma forma, há sugestões de que ICBC , apesar de sua declaração de que nós estamos , não - somos responsáveis , irá produzir massa para o crédito equivalente a investidores de ouro . Outros dizem que o crédito de confiança da China , o terceiro maior grupo tão forte da China em termos de ativos , vai pagar os investidores em parte. O reembolso irá evitar um default histórico e adiar um ajuste de contas . Com toda a probabilidade , as autoridades serão capazes de passar o Zhenfu se tentarem fazê-lo.
Mesmo que Pequim garante que não há nenhuma moratória em 31 de janeiro , não devemos sentir alívio por conta disso . Assim como Zhenfu seguiu o Liansheng , haverá outro mutuário WMP na beira do desastre após o Zhenfu . E há muitos Lianshengs e Zhenfus lá fora . Pode ter havido 11 trilhões de yuans em WMPs no final do ano passado.
E, ao mesmo tempo que a China oferte moeda e crédito ainda estão se expandindo . No ano passado, o M2 observou de perto aumento de apenas 13,6% , abaixo dos 13,8 % de crescimento , 2012 . Os otimistas dizem que a China está começando a sua dependência de crédito sob controle, mas isso não é correto. Na verdade , o crédito expandiu-se pelo menos 20 % no ano passado como o dinheiro derramado em novos canais não mensurados por estatísticas tradicionais. Isso parece estar em excesso de expansão do crédito em 2012.
Mesmo que a expansão do crédito desacelerou no ano passado, a Silvercrest Asset Management Patrick Chovanec nos diz por que devemos ficar preocupados . Como ele escreveu hoje , "Olhando puramente na diminuição da taxa de ano -a-ano de expansão do crédito é como argumentar que, se eu persigo minha dose de vodca com um copo de cerveja , eu estou realmente exercer moderação porque o nível de álcool prova que as minhas bebidas estão me fazendo cair. "
Fonte: FORBES e UND
Nenhum comentário:
Postar um comentário